Fonte: mining.com   |   Por: Cecilia Jamasmie

Data: 19 de abril de 2021 (leia na íntegra)

Equinox Gold (TSX, NYSE: EQX) disse na segunda-feira que vendeu sua mina de ouro Pilar no Brasil por $ 38 milhões em dinheiro como parte de uma estratégia de otimização de portfólio que inclui o aumento de sua participação no projeto Greenstone em Ontário, Canadá.

Como parte do negócio, a compradora Pilar Gold Inc. também está dando à Equinox uma participação acionária de 9,9% na mina de ouro e um royalty de retorno líquido da fundição de 1% sobre a produção.

Pilar, um complexo de produção de minas subterrâneas no estado de Goiás, no centro do Brasil, responde por cerca de 5% da estimativa de produção da Equinox relatada anteriormente para 2021 de 600.000 a 665.000 onças de ouro.

As metas de produção esperadas serão atualizadas em maio, inclusive para refletir a venda de ativos e a adição da operação da Mercedes no México. A Equinox anexou a mina ao adquirir a Premier Gold Mines em dezembro.

“A Equinox Gold cresceu consideravelmente nos últimos dois anos e a venda da Mina de Ouro Pilar é um passo em direção à otimização de nosso portfólio para focar em nossos ativos maiores de produção e desenvolvimento”, disse o presidente-executivo Christian Milau em comunicado.

Pilar Gold é uma empresa canadense privada com planos de buscar uma listagem pública ainda este ano.

A notícia coincide com a aquisição da Equinox de uma participação adicional de 10% no projeto Greenstone em Ontário por US $ 51 milhões. A mudança aumentou a participação da mineradora baseada em Vancouver no projeto totalmente permitido e pronto para construção para 60%.

Greenstone, anteriormente conhecido como Hardrock, está sendo promovido em uma joint venture com o Orion Mine Finance Group. Espera-se que traga mais de 240.000 onças atribuíveis de produção de ouro para a Equinox, uma vez em operação.