Fonte: ISTOÉ Dinheiro  |  Data: 23/04/2021 (leia na Ãntegra)
A arrecadação de royalties da mineração dobrou no primeiro trimestre de 2021, para R$ 2 bilhões, segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM). O valor é um terço do total arrecadado em todo o ano passado. A alta vem na esteira do nÃvel histórico de preços do minério de ferro – que no perÃodo ficou na média de US$ 165 por tonelada – e do câmbio favorável à s exportações.
Berço das maiores operações da Vale, o estado do Pará segue como maior destinatário da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) – nome técnico dado ao royalty do setor -, com R$ 1 bilhão de janeiro a março, crescimento de 95% ante 2020.
Palco das tragédias de Brumadinho e Mariana, Minas Gerais vem em seguida. A arrecadação no estado saltou 124,7% nos três primeiros meses do ano, chegando a R$ 881,3 milhões. Os dados foram compilados pela Associação dos MunicÃpios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG).
Juntos, Pará e Minas concentram 90% da arrecadação nacional de royalties do setor.




